sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
em defesa dos direitos humanos...
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Super Bock Super Blog Awards
As inscrições começam a 23 de Novembro de 2009 e terminam a 23 de Fevereiro de 2010.
Podes inscrever múltiplos blogs da tua autoria, mas apenas um em cada categoria Temática ou Especial.
Depois de submeteres os teus dados e colocares o dístico do concurso, a tua participação será confirmada pela equipa dos Super Bock Super Blog Awards.
Bons posts!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Português Suave - Margarida Rebelo Pinto
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
25 de Novembro - Dia Internacional Contra a Violência Contra as Mulheres
Este ano, como nos anteriores, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta, com veemência, para a necessidade de não se tolerar qualquer forma de violência exercida contra as mulheres, em particular a violência doméstica.
O número de processos de apoio da APAV tem vindo a aumentar, contribuindo para uma maior visibilidade do problema. De acordo com os dados estatísticos da APAV, o número de crimes de Violência doméstica registados no 1.º semestre de 2009 subiu 9% face ao mesmo período de 2008.
De um total de 7788 crimes em 2008, a APAV passou para um total de 8496 no 1.º semestre de 2009. Crimes como os maus tratos físicos e psíquicos, ameaças/coacção, crimes sexuais no âmbito de relações de intimidade, entre outros, reflectiram um significativo aumento face a 2008.
De destacar que entre tentativas de homicídio e homicídios consumados, de 2008 para 2009, estes subiram de 4 para 18 casos (1.º semestre).
A protecção e as respostas que as leis penais e o sistema de justiça criminal conferem à vítima devem ser cada vez mais efectivas, de forma a que a intervenção de emergência desencadeada pelas organizações de apoio seja completada por uma resposta interessada e diligente do sistema judicial.
Mais do que novas leis e estatutos legais, urge tornar efectiva a sua aplicação de forma a que quem é vítima de crime confie na Justiça: mais frequente e atempada aplicação de medidas de afastamento dos agressores; clarificação da detenção fora de flagrante delito; entre outras.
A APAV recorda que, se a sociedade não exigir, de si própria e das suas instituições, justiça, apoio e integração das vítimas, estas serão remetidas para a fragilidade e para o perigo, podendo mesmo chegar a sofrer a morte.
Combater a violência contra as mulheres é um dever numa sociedade democrática. Um dever que começa em cada cidadão.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
3ª Festa da Sopa...
O Agrupamento 1120 Cartaxo do Corpo Nacional de Escutas vem dar a conhecer mais uma edição da Festa da Sopa por si organizada. Este ano será a 3ª edição e terá lugar no Parque Municipal de Exposições do Cartaxo já no próximo dia 28 de Novembro tendo início às 19h. O visitante receberá, à entrada, o já tradicional kit com todos os utensílios necessários ao consumo de sopa (tigela personalizada, colher, copo, pão e guardanapo). A entrada terá um custo de 5€ e dará acesso a comer tantas sopas quantas quiser as vezes que desejar!... Haverá ainda muita animação no recinto!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
2012... Who Will Survive 2012!?!?
Mais infos em: http://www.whowillsurvive2012.com/
A meu ver, colocando de parte a questão sobre a veracidade do filme, este filme para mim está excelente. A história, as personagens, o conceito, a mensagem, está tudo com com uma concepção bestial.
Deixo de seguida a personagem que mais se destacou, na minha opinião, pelo papel desempenhado. ;)
Woody Harrelson
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Feira Nacional do Cavalo 2009 - Golegã - 6 a 15 Novembro
Veja mais em ...:::Programa Detalhado:::...
Breve História
O lugar de Golegã outrora pertença da Vila de Santarém, foi elevado à categoria de Vila por carta de D. João III, datada de 3 de Novembro de 1534. Segundo vários autores, a Vila da Golegã teve origem no tempo de D. Afonso Henriques ou de D. Sancho I, quando uma mulher natural da Galiza e que residia em Santarém veio estabelecer-se com uma estalagem neste local. Que a Golegã já existia no século XV, parece não haver dúvidas, bem como depois de se haver estabelecido nela a dita Galega, ter passado a denominar-se Venda da Galega, Póvoa da Galega, Vila da Galega e mais tarde por corrupção de linguagem, "Golegã". A par da importância do lugar em que se situa, a região da Golegã detinha uma das maiores riquezas: um solo fértil: A fama das suas terras chamou muito povo a si, como grandes agricultores e criadores de cavalos. Dos tempos mais remotos vêm alusões à região, à Quinta da Cardiga que em 1169 foi dada por D. Afonso I à ordem do Templo para arroteamento e cultivo. De século para século foi a mesma sendo doada a outras ordens e, a partir do século XIX, comprada por diversos grandes agricultores. A partir de 1833, e com o apoio dado pelo Marquês de Pombal, a feira começou a tomar um importante cariz competitivo, realizando-se concursos hípicos e diversas competições de raças. Os melhores criadores de cavalos concentravam-se então na Golegã. No século XIX, com base na valorização agrária da região, a Golegã voltou a ter grande importância para o que muito contribuíram as figuras de dois grandes agricultores e estadistas: Carlos Relvas, fidalgo da Casa Real, grande amigo do Rei, comendador, lavrador, artista, proprietário de diversos estabelecimentos agrícolas e de dois palácios (onde por várias vezes hospedou a família real), e José Relvas, seu filho, imensamente ligado à causa republicana, ministro das finanças e também um grande artista. Em meados do século XVIII, teve o seu começo a Feira da Golegã, chamada até 1972 Feira de S. Martinho, data a partir da qual passou a denominar-se Feira Nacional do Cavalo. É a Feira Nacional do Cavalo a mais importante e mais castiça de todas as feiras que no seu género se realizam em Portugal e no mundo. Aqui se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual, se transaccionam na Golegã, os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo. A Golegã há muito que passou a ser a Capital do Cavalo. O dia de S. Martinho, de feira que foi, passou ao mais belo e único espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito entre nós. Ralies, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, são alguns dos mais belos espectáculos que na Golegã se realizam na sua apresentação do mais belo animal do mundo que é o cavalo. E para complemento da festa justificando o adágio popular que, "Pelo S. Martinho prova o Vinho", não faltarão a água-pé e as sempre apetecidas castanhas assadas.
Berlim vibra com U2 às vésperas dos 20 anos da queda do muro...
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Programas para crianças...
Recordo-me dos tempos pré-históricos em que, sem condições nenhumas (lembras-te, António Santos, do barracão da Francisco Baía?) se fazia um telejornal infantil todas as semanas, com reportagens e entrevistas e a participação das crianças (recebiam-se caixotes de correspondência!), a terminar sempre com dois comentadores, como nos telejornais dos adultos, só que aqui eram dois bonecos, o Elias e o Horácio (uma das maiores glórias da minha vida foi um dia ouvir uma criança aos berros "vai ali a mãe do Elias!"). O programa chamava-se "Jornalinho"-e decerto que a Laurinda Alves deve ter muitas saudades dele: lá começou, uma quase miúda que punha o capacete na cabeça e ia de moto fazer reportagens… Depois, um dia, disseram-nos que o programa já durava há muito tempo, que por nossa causa havia muita coisa à espera- e nós, democraticamente, retirámo-nos de cena. A muita coisa que havia nunca chegou a haver.
E, para lá do "Jornalinho", que saudades dos telejornais históricos, exactamente como se fossem os dos adultos (pivots em estúdio, correspondentes em vários locais, etc..) só que, correspondendo a factos acontecidos nesse dia… mas há centenas de anos. O que nos divertimos a fazer o telejornal do dia em que Vasco da Gama chegou a Lisboa, com a jornalista de microfone em punho atrás dele e ele só a responder "ó minha senhora, eu quero é ir dormir, que estou estafado!"
Era no tempo em que a Maria do Sameiro Souto estava à frente do departamento. E, a seu lado, a Maria Alberta Menéres. E tudo era tão diferente!
E depois foi o tempo das várias séries da "Rua Sésamo" - e como é bom ouvir hoje muitos adultos dizerem "aprendi a ler com a Rua Sésamo". Gente do teatro como Alexandra Lencastre (que de certeza nunca teve público mais rendido aos seus encantos do que os miúdos que a conheciam por "Guiomar"), Fernanda Montemor, Fernando Gomes, Pedro Wilson e tantos outros marcaram presença diária junto das crianças.
Depois, um dia, também isso acabou. Ficava muito caro e, como a taxa da natalidade estava a diminuir, não era rentável. (Não se riam, mas palavra que foi a justificação que um responsável me deu…)
E pronto, a partir daí, foi mais ou menos um deserto, às vezes com um ou outro lampejo, que raramente vai além disso.
É assim que se chega aos "Morangos com açúcar"…
by Alice Vieira
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Cara Rock in Rio 2010
sexta-feira, 31 de julho de 2009
“De dia, nadar e surfar. À noite, ouvir grande música na brisa fresca.”
Num cenário natural paradisíaco, tendo o surf como base e a música como paixão, realiza-se mais uma vez o Super Bock Surf Fest, dias 13 e 14 de Agosto, na Praia do Tonel, em Sagres. Seguindo a tradição de grande ligação entre surf e música a ponta mais ocidental da Europa recebe alguns dos artistas mais refrescantes da dita “Surf Music”.
Regressamos com mais novidades: hoje apresentamos o cartaz final do festival Super Bock Surf Fest.
Dia 13, a juntar aos nomes já anunciados - Gentleman, Babylon Circus e Asian Dub Foundation - chegam mais duas confirmações de peso: a abrir a noite, a festa cigana dos Kumpania Algazarra com os seus sons vibrantes e energéticos e, a fechar, a intensidade, virtuosismo e exotismo do anglo-indiano Nitin Sawhney, a prometer uma viagem deslumbrante pelo seu universo ímpar. Na tenda electrónica, João Maria e Zé Pedro Moura asseguram a duração da festa.
Dia 14, aos 2 Many Dj's, Easy Star All Stars e Nouvelle Vague juntam-se os portugueses Souls of Fire e a sua tradução portuguesa do roots jamaicano a fazer as honras seguidos de Ziggi, o holandês que traz a energia do seu reggae em substituição de Nneka, artista anteriormente anunciada. Atrás dos pratos, João Araújo, vencedor do concurso Super Bock DJ Tour e Mary B fecham em pleno o festival.
Os bilhetes para o Super Bock Surf Fest já estão à venda sendo 25 € o preço do bilhete diário e 40€ o passe de dois dias.
Todos os portadores de passe poderão usufruir de campismo gratuito no Parque Orbitur de Sagres, entre os dias 13 e 15 de Agosto. Este parque de campismo, classificado com 4 estrelas, reúne as condições ideais para uma estadia confortável que irá tornar ainda melhor toda a experiência Surf Fest.
Bem-vindo à 4ª Edição do Super Bock Super Fest!