Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

10 anos de MSN

Estávamos em Julho de 1999 quando surgiu o Windows Messenger. Dez anos depois muito mudou na vida deste tipo de aplicação, que hoje poucos dispensam.
Hoje a aplicação da Microsoft chama-se Live Messenger, mas a maior mudança está longe de ter sido a que sofreu a designação. Diríamos mais que a usabilidade do serviço, a integração com um conjunto de ferramentas e o facto de ter ganho uma enorme penetração entre utilizadores de Internet e ter-se tornado uma forma banal de comunicação entre amigos e colegas de trabalho são mesmo as mudanças mais significativas.
Sabia que nos primórdios dos serviços de IM, nomeadamente do Windows Messenger não havia emoticons? Foram uma novidade que surgiu algum tempo depois do lançamento, tal como a versão Web based. Tudo mudanças que vieram compor uma ferramenta que pouco mais permitia que o envio de curtas mensagens.
Hoje são mais de 330 milhões os utilizadores registados no Live Messenger, uma fatia importante dos quais, através da rede da empresa.
Como diz a Microsoft no blog em que colocou várias entradas a assinalar a data que se comemora no dia 22 de Julho. Se o Messenger fosse um país seria o terceiro maior do mundo, logo atrás da China e da Índia.
A última grande actualização do Live Messenger teve lugar no início deste ano e serviu para corrigir cerca de 200 falhas.
A par com o serviço da Microsoft hoje estão também disponíveis várias outras ofertas com características idênticas e até as redes sociais integram cada vez mais funcionalidades género. No telemóvel também já é há muito possível falar por mensagens instantâneas que não o SMS.

Sem comentários:

Enviar um comentário