Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

25 anos de Rock in Rio...



A primeira edição do festival iniciou-se a 11 de Janeiro de 1985 no Rio de Janeiro numa área de 250 mil metros quadrados especialmente construída para o efeito com o nome de Cidade do Rock.
A primeira edição do Rock in Rio contava com o maio palco do mundo até então e teve direito a uma audiência de 1 milhão e 500 mil pessoas. Do cartaz fizeram parte nomes como Queen, Iron Maiden, AC/DC, Rod Stewart, Ozzy Osbourne ou Scorpions.
Em 2004, e depois de mais duas edições no Rio de Janeiro, o Rock in Rio atravessou o Atlântico e realizou-se pela primeira vez em Lisboa, no Parque da Bela Vista. O evento já conta com três edições em território nacional (e uma em Madrid, realizada em 2008) e a quarta está agendada para os dias 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio (o único nome confirmado até à data é o dos Muse, que tocam a 27).
Veja abaixo a fotogaleria com algumas das actuações mais memoráveis das três edições lisboetas do Rock in Rio.

O site Globo.com revela hoje algumas curiosidades sobre a primeira edição brasileira do Rock in Rio: a organização contratou um astrólogo para fazer o mapa astral do evento e calar os boatos que davam conta de que uma profecia de Nostradamus assegurava que um festival na América do Sul acabaria em tragédia. O astrólogo, chamado Bola acertou nas previsões, incluíndo a falta de lucro e o mau tempo que se fez sentir durante o evento. Quanto a dinheiro, Roberto Medina, o grande mentor do Rock in Rio, teve de dar como garantia o prédio da sua agência para conseguir um empréstimo bancário para começar a avançar com a contratação de artistas.
Quanto às bandas que tocaram: os AC/DC gostavam de ter tido em palco um sino de 1500 quilos para o início de "Hell's Bells", mas apesar de ter conseguido chegar ao Rio de Janeiro (num navio), o sino teve de ser substituído por um de gesso, porque a estrutura não aguentava o peso; Ozzy Osbourne foi proibido, em termos contratuais mesmo, de comer qualquer animal vivo (a organização teve medo que tentasse ingerir um morcego e o concerto foi fiscalizado pela Sociedade de Protecção dos Animais); os Whitesnake não quiseram bebidas alcoólicas no camarim e levaram um personal trainer, um nutricionista e um massagista.

  in "Blitz"

1 comentário:

  1. É que era mesmo aquilo! Era tão booom! :D
    Eu até já estava a estranhar não teres uma coisa destas! :D Já te estou a seguir!
    Beijinhooo!

    ResponderEliminar