A UNICEF lançou um apelo urgente para prestar ajuda humanitária às vítimas do sismo devastador que abalou o Haiti no dia 13 de Janeiro. O sismo, que registou uma magnitude de 7.0 na Escala de Richter, desencadeou um alerta de tsunami para os países vizinhos do Mar das Caraíbas. Com epicentro a cerca de 17 Km a ocidente da capital, Port-au-Prince, as primeiras notícias apontam para um elevado grau de destruição.
Os fundos são urgentemente necessários para proporcionar água potável, abrigo temporário, artigos de saúde essenciais e outros bens de primeira necessidade. O escritório da UNICEF no Haiti, bem como o escritório regional com sede no Panamá, enviaram equipas de emergência para avaliar a situação e determinar as necessidades mais urgentes.
O Haiti é o país mais pobre do hemisfério ocidental e tem uma população de 9.6 milhões de habitantes, dos quais mais de metade têm menos de 21 anos. A UNICEF está presente no Haiti desde 1949 e trabalha directamente com o governo na criação de soluções de longo prazo para problemas causados pela pobreza e pela falta de cuidados de saúde básicos, educação e de serviços de saneamento.
O país sofre de uma instabilidade política prolongada e de uma economia gravemente deprimida. Nos últimos anos, os efeitos da crise global de alimentos e particularmente as violentas estações de furacões deixaram o país extraordinariamente vulnerável. Esta catástrofe vai ainda exacerbar a já difícil situação da população do Haiti, sobretudo das mulheres e das crianças.
Resposta da UNICEF
Em coordenação com outras agências das Nações Unidas presentes no terreno, a UNICEF vai fornecer bens para permitir acesso a meios de saneamento, água potável e cuidados de saúde básicos para as crianças afectadas e suas famílias.
A UNICEF está também a preparar o envio de outros materiais e pessoal para que as crianças, tremendamente vulneráveis em situações de catástrofe, sejam protegidas. Estes recursos humanos e materiais da UNICEF vão também ajudar a que as crianças possam continuar a sua aprendizagem, e a proporcionar espaços de recreio enquanto os pais e as famílias se ocupam da reconstrução das suas vidas.
in "UNICEF"